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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Aprender é a Troca de Experiências!

Há muito tempo que a educação escolar vem sendo conduzida de modo conservador por meio da reprodução. O conteúdo é expelido e os alunos absorvem para realizarem uma prova. Percebam que a escola está se tornando um espaço em que se aprende para a prova e não para a vida, dessa forma, os discentes não conseguem desenvolver suas competências e habilidades.


Autor: Rojane da Silva Carvalho

É importante que o processo de aprendizagem esteja alicerçado na construção do conhecimento, no respeito recíproco, como afirma Paulo Freire (2004): "Não posso descriminar o aluno em nome de nenhum motivo. A percepção que o aluno tem de mim não resulta exclusivamente de como atuo, mas também de como o aluno entende como atuo." (p. 97).Na educação, o aluno não pode ser visto como um papel em branco que posteriormente será escrito, mas como um ser que carrega uma história, que tem experiências. Somos uma combinatória de elementos. Dessa forma, a aprendizagem deve ser enxergada sempre como uma continuidade daquilo que o aluno já traz, então, não existe um ponto de chegada ao certo, nem um ponto de partida, o que existe é uma continuidade. Novas informações adquiridas no espaço escolar servirão para a construção de novos conhecimentos em ampliação daquilo que ele já trazia.
Considera-se a educação como um jogo, no qual os participantes (aluno e professor) são as peças. Em um jogo, uma ação implicará uma reação, assim também acontece no processo de ensino-aprendizagem: uma ação leva a outra. A escola precisa rever seus conceitos sobre aprendizagem, portanto, a escola não pode ser vista apenas como um lugar de diversão, e sim uma instituição que desenvolve as habilidades transformando-as em competências necessárias ao ser em seu campo profissional. Vale ressaltar que a escola precisa preparar o educando não somente na área profissional e para a vida como segundo os PCNS (1998) "Um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e ajustar sua prática as necessidades colocadas pelos alunos." (p. 75)
O ambiente escolar ainda permanece preso à prática tradicional esquivando-se da tecnologia que está cada vez mais modificando o nosso dia-a-dia. Faz-se necessário que os profissionais revejam seus valores e concepções referentes ao ensinar para atender o presente e o futuro, deixando para trás o passado, a forma ineficiente de ensinar, a maneira de aprendizagem antiga para uma forma de educar que seja interativa e envolvente. A escola passa a ser um espaço de conflito entre professor e aluno. De um lado, o professor ameaça o tempo todo para poder manter a disciplina e a total autoridade, e, do outro, o aluno que enxerga o seu professor como sendo autoritário e começa a disputar o espaço.   O resultado é que os dois não desempenham um bom trabalho, portanto, o sentido da escola não é uma simples disputa de espaço, mas um lugar em que se deve aprender a conviver com o outro e a aceitar as diferenças.
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/aprender-e-a-troca-de-experiencias-5130343.html
Perfil do Autor

Por Rojane da Silva Carvalho
Graduada em Letras Vernáculas

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