Siga-nos

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Roteiro de Viagem: Chile

Nas férias desse ano viajei com a minha irmã para Santiago, no Chile. Não sei bem porque escolhemos ir para lá, deve ser porque ultimamente apareceu muita gente falando que foi e adorou. Quando decidimos, começamos a pesquisar muito sobre os pontos turísticos, hotéis, transportes, etc.. e fizemos um roteiro que ficou muuuuito bom. Tem muitas dicas para quem vai ou tem vontade de ir.

1
Imagem:Google

Autor: Karol Pimentel

1
A cidade é muito bonita! O transporte público é ótimo. O metrô corta a cidade inteira! Dá pra ir para quase todos os pontos turísticos assim. É só pegar um mapa, que é disponibilizado em vários locais… aí fica tudo muito fácil. Para ir do aeroporto ao hotel, o meio mais indicado é pela Transvip, pois já é um preço fixo. Tem um estande do lado do posto de informações turísticas, logo após o desembarque. Quanto aos passeios, fizemos só dois por empresa turística, o resto foi por nossa conta mesmo. A empresa que domina a cidade é a Turistik, eu gostei bastante, não deixaram nada a desejar. O melhor é fechar os passeios diretamente com eles (tem estandes pela cidade toda), porque dá para negociar o preço. Pelo hotel fica mais caro. Os shoppings lá são linnndos, enooormes! Mas não vale muito a pena fazer compras no Chile, os preços são bem parecidos aos do Brasil. E as roupas de lá não são muito bonitas. A moeda usada é o Peso Chileno, pesquisei muito sobre onde fazer o câmbio, e muitos falaram que o melhor é sacar lá em Santiago com o cartão de banco mesmo do Brasil, e foi isso que fizemos. Realmente foi o melhor, não tem segredo nenhum. É só pedir ao banco antes da viagem para liberar o cartão para uso no exterior (no Banco do Brasil dá para fazer isso no caixa eletrônico ou internet). Ah, uma dica é escolher o assento do avião próximo à janela, pois dá para ver a Cordilheira dos Andes, o comandante avisa quando estiver sobrevoando. Vale a pena tirar umas fotos..
Ficamos lá por 10 dias, e deu para fazer tudo o que pretendíamos. Escolhemos o Hotel Ibis, porque já é conhecido e a localização é boa, no Bairro Providência, muito próximo à estação de metrô.
1º dia
No primeiro dia fomos conhecer o centro de Santiago, onde tem vários pontos interessantes. É só pegar o metrô e descer na Estação Plaza de Armas.
Sobre a estação está a Plaza de Armas.
A Catedral Metropolitana de Santiago fica na Plaza de Armas.
Lá perto está o Palácio Presidencial La Moneda. Para visitação, é necessário fazer um agendamento prévio através do e-mail visitas@presidencia.cl informando qual a data e o período do dia desejado. Para confirmar a reserva é preciso preencher dois formulários que são enviados em anexo por e-mail, fornecendo dados completos, inclusive telefone e número do passaporte. As visitas acontecem de teça a sexta em quatro horários diferentes.
Mercado Central: localizado na rua San Pablo 967, próximo à estação de metrô Puente Cal y Canto.  Funciona das 6h às 16h. Lá é bom para comer frutos do mar, mas não é um local muito agradável porque há muita disputa pelos turistas entre os restaurantes.
Aproveite para passar na Paseo Ahumada, que é um Calçadão comercial com cafés (lá tem o café de las piernas, onde as atendentes ficam com as pernas de fora) e muitas lojas como Ripley, Fallabela, Paris (lojas estilo C&A, Renner…) casas de câmbio, feirinhas de artesanato e souvenir.
Para chegar ao Cerro Santa Lucía, é só pegar o metrô até a Estação Santa Lucia. A vista de lá é linda e aproveite para experimentar a bebida típica deles, o Mote com Huesillos, que é uma mistura de calda de açúcar com mate gelado, grãos de trigo e pêssegos (muito doce para o meu gosto!).
Na frente do Cerro fica o Centro Artesanal Santa Lucia, que é a melhor feirinha para comprar lembrancinhas, é a mais barata.
2º Dia
Cerro San Cristobal e Zoológico Nacional do Chile: Para chegar até lá, pegue o metrô até a estação Baquedano e vá em direção ao funicular (nas segundas, das 13h às 20h, e de terça a domingo, das 10h às 21h).
O funicular é tipo um bonde que leva até o topo do cerro. Tem a opção de parar no zoológico, que fica na metade do caminho. Não tem muitos animais, mas vale a pena conhecer.
Funicular ida e volta: Adulto – CLP$1.800
Funicular ida e volta com entrada do Zoológico: Adulto – CLP$4.800
- La Chascona (casa de Pablo Neruda): Fica há 100 metros da estação do funicular, na rua Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista. Funciona diariamente das 10h às 18h, exceto às segundas-feiras. Tem a opção de guias em Inglês, espanhol e francês e custa $4,000 por pessoa. (R$16,00 aproximadamente)
- Pátio Bellavista – Centro comercial localizado no bairro Bellavista, com lojas de arte, artesanato, joalherias, produtos naturais e moda alternativa. Seu ponto forte são os grandes restaurantes, que funcionam diariamente até a madrugada.       
3º Dia
Nesse dia fizemos o Tour panorâmico para o Vale Nevado e Farallones. Resolvemos ir nesse passeio para conhecer as duas estações e brincar um pouco na neve. Mesmo se não for esquiar, é aconselhável alugar roupas próprias porque não é fácil andar na neve, e você pode acabar caindo e molhando toda a sua roupa. O ônibus do tour faz uma parada numa loja para que as pessoas possam alugar e lá aceita até real. Pagamos 35 reais pelas botas e nos arrependemos um pouco por não ter alugado calças para sentar na neve, deitar, rolar… rs..
neve
O passeio dura o dia inteiro e é muito divertido, dá para fazer boneco de neve e tirar muuuitas fotos. O Vale Nevado é maravilhoso! Pela Turistik o valor por pessoa é de CLP$26.000.
4 º Dia
Vinhedo Concha Y Toro: Dá para ir até a vinícula de metrô e é muito fácil. É só pegar o metrô até a estação Las Mercedes (linha azul). Do centro à estação é mais ou menos 1h15min. Uma vez que você sair do comboio, no terminal da estação pegue a saída que diz "Concha y Toro Poniente". Ao sair de lá é só pegar um taxi para Concha Y Toro, que dá aproximadamente $3.000 (um taxista já chegou até nós perguntando se estávamos indo pra lá). O tour tradicional custa CLP$8.600.
CONCHAYTORO
5º Dia
Shopping Parque Arauco: Fica na Av. Presidente Kennedy 5413 – Las Condes.  O shopping oferece transporte gratuito ida e volta saindo de alguns hotéis do bairro Providência. Se quiser saber qual o ponto de partida mais próximo do seu hotel, é só enviar um email para mvives@parauco.com com endereço em que você estiver. As lojas funcionam das 11h00 às 21h00.
Avenida Alonso de Córdova – Las Condes e Vitacura: Essa grande avenida, que atravessa dois bairros, é considerada a "Rua Oscar Freire" de Santiago, contendo as lojas de grifes mais caras da cidade, como Emporio Armani, Louis Vitton, Hermés, Burberry, Ermenegildo Zegna, MaxMara, Cartier, Swarovski, entre outras. É muito bonito e vale a pena conhecer. Do Parque Arauco até lá custa uns CLP$3.000, de táxi.
6º Dia
Free Tour: Todos os dias às 10 h ou 14h fica uma pessoa com jaqueta vermelha escrito Free Tour, em frente à Catedral, na Plaza de Armas. Geralmente é em inglês e dura 4 horas, terminando no Cerro Santa Lucia, mas pode abandonar o tour a hora que quiser. É muito interessante pois ele dá uma aula sobre a história chilena.
- Vinhedo Undurraga
Endereço: Camino a Melipilla Km 34 – Talagante
Horários do tour: Segunda a sexta as 10:15 / 12:00 / 14:00 / 15:30
Sábados, domingos e feriados as 10:15 / 12:00 e 15:30
Preço: CLP$8.000  

Dá para ir de transporte público, conciliando ônibus e metrô. Basta descer na Estação Central do metrô (Linha 1 – Vermelha), atravessar o shopping da estação até o Terminal de Buses San Borja e a partir da Plataforma 75 procurar por micro-ônibus com destino a Talagante. Nem todos os micro-ônibus com destino a Talagante (ônibus da empresa Flota Talagante) passam pela vinícola. Você deve perguntar para o motorista se ele vai passar em frente da Undurraga e solicitar para ele te deixar na porta da vinícola. O pagamento da passagem é feito para o próprio motorista e é bem barato. O tempo do percurso é de 1 hora e meia a 2 horas.
Shopping Costanera Center: Fica no Bairro Providência e as estações de metrô Tobalada e Los Leones são as mais próximas. Lá fica o Hipermercado Jumbo, um dos maiores do Chile. Também é um shopping lindo e com ótimas lojas.
7º Dia
Nesse dia fomos para Vina Del Mar e Valparaiso, pela Turistik. Não é um lugar muuuuito bonito, nem se compara com o litoral brasileiro, mas vale a pena conhecer. O City Tour dura o dia inteiro e custou CLP$30.000.
vinadelmar
8º Dia
Nesse dia passeamos pelo Parque Florestal, que é lindo! E depois fomos visitar o Museu Bellas Artes e o Museu Contemporânio, que ficam bem perto. Não é preciso agendar visitar.
parqueflorestal
9ºDia
Troca da guarda no Palácio La Moneda: Não dá para ir embora sem ver a troca da guarda. É uma cerimônia que acontece dia sim, dia não e dura 30 minutos. É bom conferir as datas no site oficial ou perguntar para guias ou no hotel.
Parque de Las Esculturas: Fica na Av. Santa Maria, 2201, no bairro Providencia. É só descer na estação do metrô Pedro de Valdivia.  A entrada é grátis, e funciona de terça a domingo, de 10h às 20h, e sábado até as 18h.
10º Dia
Nesse dia tivemos que voltar à Feirinha do Cerro Santa Lúcia para comprar lembrancinhas, pois tínhamos deixado para olhar em outros lugares, mas lá é bemmm mais barato.
  • Informações e dicas úteis:
Moeda: O peso chileno é a moeda oficial. Sua circulação é em moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos, e também em notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000.
Aeroporto:
- Posto de informações turísticas: Fornecem mapa de Santiago com os principais pontos turísticos.
Transvip: Taxi oficial do aeroporto, com preço fixo no trajeto aeroporto – hotel. 

Entendendo o Metrô:
- Ande sempre com o mapa colorido do metrô.
- Compre nas estações de metrô a "Tarjeta BIP" e coloque créditos. O cartão custa em torno de CLP$1.000,00 e você carrega com o valor que quiser. Ele será debitado a cada viagem e nas trocas de linhas (Estaciones de combinación) você não precisa pagar novamente.
  • Vale a pena experimentar:
Empadanas de Pino (Parece uma esfirra)
Cachorro quente com palta (Creme de abacate – é bom comer só uma vez para experimentar, porque não é muito bom)
Gelateria "Bravíssimo" (sorveteria) – MUITO BOM!!!
Cuchufli (espécie de canudinho brasileiro com doce de leite) – Todo supermercado tem.
Mote con Huesillos (bebida de pêssego com trigo)
As grandes redes de supermercado em Santiago são: Santa Isabel, Jumbo, Lider, Unimarc e Tottus.
Chocolate Vizzio da marca Costa, Chocolate Costa Rama (caixa vermelha), Chocolate SahneNuss da Nestlé (parece o Lindt!!) – Vende nas ruas e custa CLP$1.000.
* Todos esses chocolates são vendidos nos supermercados, porém quase o dobro do preço, mas é possível encontrar boas promoções. Compre muitos para trazer para o Brasil, ou vai se arrepender!
Então, #ficaadica.. Visitem o Chile! ;)

http://www.blushehortela.com

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/dicas-de-viagem-artigos/roteiro-de-viagem-chile-6882617.html
Perfil do Autor

Nenhum comentário :

Postar um comentário