Autor: Allan Donnola
Bem-vindo ao caminho das frustações, das autosabotagens, das interpretações equivocadas, das consultas intermináveis ao dicionário, dos falsos cognatos, de um desejo imensurável de desistir. Este é o caminho sinuoso, árido e super desestimulante. Mesmo que você se canse de saber que terás uma recompensa inapreciável. Volta e meia, neste caminho, você pensará que será melhor levantar a bandeira da derrota e renunciar-se ao estudo do Inglês e dizer: Isso não é para mim. Tenho um discurso aqui, e dez dicas no final do artigo. Desejo que você siga em frente nesta trajetória rica, cheia de truques e armadilhas. Não permaneça apenas na leitura, mas prossiga em toda aprendizagem do Inglês: falar, ouvir e até escrever.
ATENÇÃO: Desconsiderar este artigo pessoas com certos distúrbios: como dislexia, Déficit de atenção, preguiça, zona de conforto, pessoas que não tem tempo e que vivem em redes socias. Entre outras patologias e comodismos.
Por aqui você não encontrará dicas milagrosas, rápidas e sem esforço. Se você pensa que o estudo de Inglês é um caminho sem percalços. Este artigo não é para você. Peço que não prossiga na leitura deste, continue nesta sua zona de conforto, sempre pense pequeno para ter resultados insignificantes. Se este não for o seu caso siga em frente.
Vocabulário é a alma do negócio para leitura em inglês. A internet é um recurso infinito então não subestime e use-a para aumentar o seu vocabulário: Dicionários On line, fóruns, Google Drive, SkyDrive e use o bom e velho caderno. Não adianta aprender e esquecer se você anotar todas as dúvidas com o passar do tempo poderá rever, sempre revendo é que conseguimos talhar o vocábulo na nossa memória.
Já é de praxe que a repetição é um método extremamente eficaz → clique aqui ← e veja um artigo formidável de como adquirir e aumentar vocabulário de inglês por repetição.
Definição de Talhar: Gravar; esculpir; abrir sulcos em; fender; Sulcar.
Para que uma palavra possa ser incorporada no nosso vocabulário teremos que esculpi-la em nossa mente e coração. É assim com todos, não temos como escapar, então só nos resta trabalharmos todos os dias com nossas anotações e revisões.
A leitura em inglês é um processo muito difícil. As chances de desistências são gigantescas. Acredito que 7 ou 8 entre 10 pessoas, desistirão no meio do caminho. Para aprender inglês é fato, temos que saber muito sobre nossa língua mãe. Já cansou de ouvir que no inglês o adjetivo vem antes do substantivo? E você sabe o que é adjetivo, o que é substantivo? Pode parecer chacota, mas é superimportante saber as classes das palavras e nossa gramática.
Meu caro leitor, não se engane com a leitura em inglês. Ler em inglês é pura gramática. Independente de você estar lendo algo formal ou informal, estamos lidando com algo extremamente vivo. Vírgulas, pontos, classe das palavras, expressões idiomáticas, contrações, Phrasal verbs fazem um diferença enorme na retenção da leitura, de forma alguma esses podem ser deixados em segundo plano.
Quer saber mais? Se você não é um bom leitor na sua língua mãe, jamais será em uma segunda língua, no caso aqui o inglês. Devido aos quadros que são formados pelo processo da leitura. No inglês esses quadros serão importantíssimos para o entendimento.
Tudo é questão de muito, muito esforço. Mais importante ainda é sua conversa interna, não substime você terá muitas e muitas autosabotagens. Se sentirá frustado por não conseguir memorizar, isto faz parte deste caminho. A grande sacada é sempre todos os dias ler pelo menos uma frase ou um texto em inglês e anotar as palavras desconhecidas. Todos os dias dê uma revisada em suas anotações. Faço todos os dias minhas revisões, desde 2011 para cá, percebi que estudar e me aprimorar no inglês tornou-se algo a mais na minha vida. Sendo assim, tornou-se um hábito. O começo foi difícil e quis desistir, mas hoje os estudos fazem parte da minha vida e nem me dou conta que estudo inglês.
Uma dica bacana é ler toda uma frase, como um bloco de uma só vez e interpretar instantaneamente, mas isso se atinge com o tempo. Imagina você treinando sinuca todos os dias. Com o tempo você pegará todos os truques: se a mesa esta em descaída, a potência da tacada, colocar a bola e criar um jogo difícil para o adversário, qual é a melhor posição, o melhor taco, se precisa de giz no taco. Visualizará um esquema de tacada que usou várias vezes e deu certo etc...
Por isso é importante ler todos os dias e rever seu vocabulário em seu caderno ou anotações. Como o exemplo da sinuca, você ira criar envolvimento, através da prática e isso fará parte do seu ser e lerá automaticamente.
Exemplo:
She said this proudly, and Drake didn't blame her. For the mayor of a major South American city to take on the drug cartels, he had to be either courageous as hell or absolutely nuts.
[Ela disse isso com orgulho] [ e Drake não a culpou ] [ Para o prefeito da principal cidade da América do Sul - assumir os cartéis de drogas ] [ele tinha de ter uma coragem dos diabos ou ser absolutamente louco.]
Escaneio as palavras parando nas pontuações, na tradução usei os colchetes como exemplo.
Claro que não poderemos ler em inglês como lemos em português, muito pelo contrário, devemos ler bem devagar e repetir a linha, ou frase em que se esteja, como uma criancinha. Com calma e voltando até conseguir absorver o conteúdo. Quando repetimos o que lemos temos muito mais retenção. Esta talvez seja a melhor dica de todo este artigo. Mas quando avançamos mais e mais, com o tempo, teremos melhor retenção e mais velocidade.
Outra coisa que tive dificuldades foram as expressões idiomáticas, quando me deparava com elas traduzia ao pé da letra palavra por palavra. Talvez você me pergunte ou tenha dúvidas como saber se é ou não é uma expressão idiomática. Fácil pelo contexto, quase todas as expressões idiomáticas se traduzirmos não tem pé nem cabeça, ai podemos saber que é uma expressão idiomática. Não se preocupe se encontra-las é tudo questão de prática e com o tempo você irá pegar o jeito. E usei propositadamente uma expressão idiomática no português. "Sem pé nem cabeça" (Nonsense) só para você ver que a riqueza de um idioma vai muito além do conhecimento de vocabulário (palavra por palavra).
Um site que visito todos os dias e é fácil para leitura em inglês é BBC Learning English visite também, crie seu próprio caminho na leitura em inglês verás que a cada ano ficará craque, e o melhor, será parte da sua vida.
É muita pretensão minha escrever um artigo para leitura em inglês, ainda mais os brasileiros que fogem da leitura como o diabo foge da cruz. Acredito que quem visitará mais este artigo serão as mulheres, elas adoram ler. Talvez nós homens estamos "emburrecendo". (Risos).
Sabe, mais que um desabafo, achava que ler em inglês seria algo inalcançável. Não é bem assim o que temos é algo muito enraizado e cultural. Os brasileiros não tem hábito em leitura e são poucos que dominam a leitura em inglês com isso ficamos sem base para consultarmos quem domina ler em inglês. Se você tiver um professor ou uma pessoa para tirar dúvidas, alguém que te ensine e ajude nos seus pontos fracos será de grande valia, com isso, suas chances de desistências serão mínimas. Claro que essa pessoa tem e deve ser gabaritado, precisa te incentivar e ser muito carinhoso no seu desenvolvimento se for do tipo negativo sai fora, porque o que precisamos mesmo é de uma pessoa muito positiva para nos desenvolvermos no aprendizado do inglês. Jamais subestime quem esteja te ensinando, uma pessoa ou um professor ruim será o seu fim, um tropeço destes fará que você adie e deixe para o segundo plano os estudos de inglês.
O estudo de inglês é algo demasiadamente motivacional. Possuo duas pinchers (Aqueles cachorros, pequenos e cheios de energia) Quando quero que elas aprendam algum truque, recompenso com petiscos deliciosos. Pergunto-te, se até na natureza existe estímulos, imagina nós humanos quanto precisamos de motivação. A dica é: foque no que você vai ganhar com o estudo de inglês e como é gostoso ler um texto e entender. Temos que nos recompensar a cada dia para prosseguirmos. Siga o sua própria maneira de prosseguir e se auto-motivar na leitura em inglês.
Ansiedade fará com que você se frustre e a desistência, cedo baterá em sua porta. Cuidado a princípio queremos decorar todas as palavras que desconhecemos, não caia nessa. Pouquinho e pouquinho a cada dia (recomendado até sete palavras novas por dia) se agiganta no decorrer dos anos, melhor do que nada ou tudo de uma vez.
Dez dicas importantes.
1º Cuidado com a autosabotagem, esta será sua inimiga que ninguém, jamais, se referiu nem você ousou percebê-la. Preste atenção na sua voz interna querendo te distanciar do aprendizado e da leitura de inglês. Não dê ouvidos, vá dormir e volte outro dia para leitura. No começo existirão dificuldades como tudo na vida. Com o tempo, estudar Inglês será um hábito. Lembre-se deste ditado em inglês: No pain, No gain. (Sem esforço, Sem recompensas);
2º Repetição um método eficaz no aprendizado da leitura em inglês. Se você repetir o que leu no dia anterior, a mente vai se habituando e se adaptando a leitura do inglês, precisamos sempre práticar para moldarmos o costume em nosso intelecto. Repita, Repita e repita sempre, com isso, o seu desenvolvimento na leitura em inglês ficará cada vez melhor ;
3º A Internet é um grande recurso SkyDrive, Google Drive, Fóruns dicionários On Line etc... E não deixe de fora o caderno ainda é uma antiga e boa forma de estudar;
4º Depois de mais de um ano ou dois, se não desistir. O estudo de inglês fará parte da sua vida e nem notarás que estuda inglês todos os dias. O mais importante de tudo é prosseguir para a formação de um hábito, através de autodisciplina e muita tenacidade;
5º Ler todos os dias pelo menos uma frase ou um paragrafo, como num treino de sinuca com o passar dos anos ficamos cada vez melhores. Grandes Atores, engenheiros, professores, escritores etc... não se tornaram GRANDES de um dia para o outro, mas com o tempo.
6º Praticando a leitura poderemos ler em quadros panoramicamente com ajuda da pontuação ao invés de ler palavras por palavras. Leia toda uma frase mesmo não sabendo algumas palavras pare nas pontuações e sinta se entendeu o significado. É prosseguindo e entrando em ação, que vamos nos acostumando com a leitura em inglês. Afinal, você aprendendeu a ler em português lendo, somente aprenderá ler em inglês, obviamente, lendo. "Desculpe a redundância."
(The Allan's House - Veja panoramicamente o Apóstrofo (') e engatilhe no cerebro que se trata de pertentecer a alguém, no final vem house então: A casa do Allan. Isso vale para as contrações, perguntas, pronomes, pontuação etc... Vá se expondo todos os dias com o tempo ficará inconsciente)
7º Saber a língua mãe é importantíssimo. Reveja as classes gramaticais, o que é adjetivo, pronome, cognato, predicado, oração etc. Estude ou revise o português. Ame o português e o inglês. Amor e paixão, em todo caso, é a linha entre a mediocridade e excelência.
8º Observe se seu professor ou quem esteja te ajudando é adequado, te incentiva te motiva se tem afeto por ti, caso contrário, procure outro que ajude no seu desenvolvimento.
9º Motivação a chave para prosseguir. Sem motivação você vai desistir, não adianta. Então fique feliz toda vez que conseguir ler frases ou algo em inglês, como por exemplo, uns avisos, citações na Internet em inglês ou programas que esteja instalando no seu PC.
10º Leve seu caderno ou anotações (preferência caderno pequeno) para onde você for. Revise no ônibus, metrô, trem fila do banco etc. Com isso o inglês fará parte cada vez mais da sua vida. Pode acreditar que devagar, devagar e devagarinho vamos longe. Não se precipite querendo aprender mais de sete palavras por dia. Aprenda sete palavras e revise doze.
Opa! Terminei de ler este artigo e o autor não mencionou, o que canso de ver e ouvir pela Internet, que tenho que ler e entender as palavras que não conheço pelo contexto.
Nada disso! Ai te pergunto, querido leitor, voltemos para a nossa língua mãe, quantas e quantas vezes você leu livros, artigos etc.. em Português e teve que consultar o dicionário. Caso és um gênio, não precisou consultar muitas vezes, mas acho que você é um mero mortal. Você teve que consultar várias e várias vezes até formar um vasto vocabulário na sua língua mãe. De quando em vez, precisamos consultar para sanarmos dúvidas e aumentar nosso vocabulário. E você acha que no Inglês não será assim? Para aprender ou interpretar uma palavra pelo contexto, você tem que ser avançado. Você é avançado? acho que não é o teu caso. Até os nativos do idioma Inglês consultam o dicionário. Você é melhor do que eles?
Muitas palavras, conseguiremos prosseguir, sem consultas ao dicionário como: Alguns Phrasal Verbs, superlativos, advérbios, palavras prefixadas, formas flexinadas ou derivadas, adjetivação, etc... Embora para estabelecer essas correspondências não tem jeito, você irá consultar, consultar e consultar até formar um abrangente vocabulário. Com isso, possuirá base. Consequentemente, a sua interpretação terá coerência.
Sendo assim, jamais iremos nos livrar totalmente das consultas ao dicionário, mas com o tempo, estas, ficarão cada vez mais escassas. Porém nunca, como os nativos, cessaremos ou iremos parar de estudar e aprender. O aprendizado de um idioma é para a vida toda.
Espero que te ajude este artigo / tutorial.
Este artigo ficou muito grande, tenho outras dicas e até algo inédito, tipo de quantos anos de estudo precisamos para ler com fluência em inglês, mas estas respostas ficarão para um futuro, não muito distante.
Um abraço,
Allan Donnola.
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/como-ler-em-ingles-passo-a-passo-5950793.html
Perfil do AutorComerciante em Angra dos Reis - RJ, já fiz de tudo na vida hoje sou dono de meu próprio nariz. Autodidata em inglês.
Nenhum comentário :
Postar um comentário