Oi, você não sabe quem sou, mas me pratica a todo momento.
Muitos dizem que eu sou uma ciência do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. Muitos dizem que estou relacionada a temas ligados à educação, tanto teórico quanto prático.
As pessoas acham que me inventaram, mas isso é mentira, pois me deram um nome humano apenas.
Eu sou muito velha, sabia?
Também sou muito sábia. A melhor forma de você entender quem realmente sou, é me dando outro nome humanoide: ferramenta.
Está surpreso? Não fique, pois como qualquer ferramenta, eu posso auxiliar ou machucar, tanto a você como aos outros.
Eu sou a execução do conhecimento que o homem muitas das vezes não tem, por isso ele não sabe e não consegue me usar direito.
Isso ocorre com qualquer outra ferramenta e não tenho inveja nenhuma.Como poderia ter inveja dos meus irmãos? Para me usar, você precisa da minha família: as vezes a galera toda, e as vezes, individualmente. São as minha irmãs "circunstância e necessidade" que ditam as regras.
Como posso ajudar ou atrapalhar, você precisará da sabedoria e da percepção, mas para isso, antes, terá que estudar. Só a habilidade te dará as condições necessárias para meu uso.
Eu te ajudo constantemente, mas você não me reconhece - me dando o devido valor. Então, quando fico triste eu me ausento, e quanto eu mais me ausento do homem, mais confuso ele fica.
Já descobriu quem eu sou?
Não? Olá, eu sou a pedagogia.
Sim? Olá, você pensa que sabe tudo sobre mim.
Desculpe, mas eu sou muito temperamental e difícil de entender. Mas depois que aprende me conhecer, viro a sua melhor amiga e não te abandono jamais.
Sabe porque? Porque precisará de mim para alcançar seus propósitos materiais e espirituais.
Para alcançar ambos objetivos, você precisará compreender que, antes, terá que ter educação, e para alcançar a educação, terá que passar por mim.
Vou te contar um segredo: tudo o que você tem ou alcançou em sua vida, e mesmo sem saber, você me usou. Sem saber, você chegou no ponto em que está, agora imagine você me apreciando conscientemente? Vou te levar ao delírio!
Deixe-me te explicar melhor...
- Eu estou no vento, no ar, na luz.
- Estou ao seu redor.
- Para me conhecer melhor, você precisa se abrir.
- Para me conhecer melhor, você precisa sentir.
- Eu estava no principio, estou no meio, e estarei no fim.
- Quando tudo se regenera, lá estou.
- Estou no bem e no mal.
- No amor e na dor.
- Na guerra e na paz.
- Nas alegrias e tristezas
- No olhar, no ouvir, no perceber, na falação, no silêncio.
- No agir, no pensar.
- Na bagunça, na organização, na falta de principio; no excesso deles.
- Na violência, na ciência, na ignorância.
- No ser primitivo ou moderno.
- Na simplicidade, no interesse. No estático, na evolução.
- No relacionamento, no desenvolvimento.
Viu só? Isso é um pouquinho do que sou e onde estou. Por exemplo, você está aplicando pedagogia quando seu filho de 06 anos derruba um copo no chão, e você o estimula, ou o irrita lançando comentários, tipo:
- Filho, não precisava jogar o copo no chão... era só falar que não queria o leite!
- Está cego? presta atenção no que está fazendo!
Está percebendo? Em todas as suas ações você tem o direito de escolher a atitude. A pedagogia é isso: uma atitude. O progresso é composto de atitudes. O universo é um conjunto de atitudes que pode ser sistematizado ou não.
Se você tem uma má postura frente as mais diversas situações, pode se dizer que faltou pedagogia. Quer mudar a educação de seus filhos pequenos? Mude a pedagogia. Quer mudar a educação na escola, na faculdade, na empresa, na rua, nos meios de comunicação? Mude a pedagogia. Mude a atitude.
Os seres humanos não mudam porque não querem. É preferível, e mais fácil, dar mil e uma desculpas, do que mudar uma simples atitude. Descer do salto, como diz um famoso adágio.
O processo pedagógico da humanidade está totalmente corrompido pelo mal - isso para que o bem venha prevalecer. Ele vai, nem que muitas emoções e muitos esqueletos tenham que ser sacudidos. Nem que muitos governos se vejam forçados a mudar para não correr o risco de ficar exposto ao ridículo. Nem que o processo religioso tenha que sofrer um upgrade, mesmo contra a vontade de homens que são a igreja.
Eu vou te envolver, te sufocar, te moldar e te libertar cedo ou tarde.
Você vai me aceitar para aprender lidar comigo, querendo ou não.
Eu acordo, eu faço dormir, eu tiro o sono.
Eu ajudo, eu atrapalho.
Eu crio governos, derrubo e construo novamente.
Eu faço passar fome e faço viver em berço de ouro.
Eu causo terremotos, maremotos, vulcões, furacões.
Eu levo a guerra e trago a paz.
Eu ensino, eu aprendo.
Comece a me ver com outros olhos. Olhe as coisas sobre um novo ângulo.
Acredite, eu tenho vida e sou muito inteligente.
Muito prazer, eu sou a pedagogia.
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/pedagogia-sem-limite-6052193.html
Perfil do AutorNascido no município de Osasco, e criado em Carapicuíba - SP. Estudante de Pedagogia. Experiência na promoção de aprendizagens que favoreçam a inclusão social de indivíduos, através dos recursos disponibilizados pela tecnologia da educação.
A base da Educação é a alma. Procuro colaborar de forma salutar com os aspectos cientifico, filosófico e religioso desta área, promovendo o entendimento de que o sistema educacional depende de um processo espírito pedagógico para o seu desenvolvimento.
Nenhum comentário :
Postar um comentário