Siga-nos

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Qro tc hj c vc!

Lembra de quando as mensagens de texto enviadas por celular começaram a ficar populares, e o espaço limitado, além da digitação pouco confortável, te obrigavam a usar a imaginação para reduzir o que escrevia ao mínimo necessário? Pois é, na internet acontece o mesmo há muito tempo, e com tantas redes sociais e sistemas de trocas de mensagens, abreviar virou quase regra para facilitar e agilizar a comunicação instantânea...
Autor: Egnaldo Oliveira
Lembra de quando as mensagens de texto enviadas por celular começaram a ficar populares, e o espaço limitado, além da digitação pouco confortável, te obrigavam a usar a imaginação para reduzir o que escrevia ao mínimo necessário? Pois é, na internet acontece o mesmo há muito tempo, e com tantas redes sociais e sistemas de trocas de mensagens, abreviar virou quase regra para facilitar e agilizar a comunicação instantânea.
TEXTING BY JPOTT ON FLICKRDessa necessidade surgiu uma nova linguagem, o ‘internetês', que agora pode ser consultada no Dicionário do Internetês, que já conta com mais de 6 mil entradas. O internetês nada mais é do que um conjunto de abreviações e códigos que vemos todos os dias em mensagens dos mais diversos tipos, e como acabam se tornando de conhecimento geral em pouco tempo, são facilmente entendidos pelos usuários. Como nessa linguagem a regra básica é a do ‘quanto menos melhor', obviamente regras gramaticais, acentuação e pontuação são deixados de lado, em prol da agilidade na escrita e leitura.
Muitos críticos e gramáticos condenam essa forma de comunicação, pelo fato de a apontarem como causa de erros de escrita e gramática por parte de crianças e jovens imersos nas salas de bate-papo e redes sociais. Sendo a favor ou não, é inegável que hoje mesmo até adultos façam uso do internetês, e essa linguagem pode ser separada de outras que utilizamos em diferentes ambientes. Afinal, você não fala para seu chefe: ‘qro tc hj c vc', da mesma maneira que não diz ao seu amigo para que ‘acesse seu e-mail e cheque as informações relativas à discussão de ontem'.
Além dessas abreviações, o Dicionário do Internetês também traz o significado de termos e expressões comuns nas redes sociais como FMOT (follow me on twitter; em português siga-me no twitter) ou JGI (just google it; dê um google/procure no google).
Deixar o preconceito de lado e tomar conhecimento dessas novas linguagens nunca é demais. Nossa comunicação vai muito além do que é ensinado na escola, e ficar alheio a isso é virar as costas para um mundo que adapta a língua à sua realidade e às suas necessidades. Como bem coloca o professor e gramático Evanildo Bechara:
"É preciso sermos poliglotas dentro da nossa própria língua"
Quer saber mais? Acesse: http://napontadaslinguas.wordpress.com/
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/linguas-artigos/qro-tc-hj-c-vc-5825946.html
Perfil do Autor
Atualmente vive em Berlin e perambula pela Europa, em busca de novos sons e formas de expressão. Professor de Alemão, formado em Letras Alemão/Português pela Usp, onde aprendeu que pode colocar E.T.A. Hoffmann e literatura de cordel no mesmo degrau da escada. Critica tudo o que lê, principalmente o que escreve.
Dependente crônico de cappuccino, cinema alemão e poesia concreta. Fotografa nas horas vagas parte do que vê, pois acredita que nem tudo é digno de registro. Gosta de línguas. Entendê-las, analisá-las e principalmente discutir sobre elas. Sobre todas elas. Para quem língua é forma de ver o mundo. No momento vê o mundo de 4 formas diferentes.
https://twitter.com/#!/altereg

Nenhum comentário :

Postar um comentário