O Vestibular é um exame difícil, mas necessário para ingressar em uma faculdade brasileira. Os alunos precisam estudar muito para fazer uma boa prova. Na maioria dos casos, precisam adquirir um bom conhecimento de todas as matérias testadas. Quase todas as universidades brasileiras, sejam elas federais ou estaduais, públicas ou particulares, administram seu próprio vestibular. Isso significa que muitos alunos precisam se preparar para mais de um vestibular. O Enem, por outro lado, é um exame instituído e administrado pelo governo brasileiro, especificamente pelo Ministério da Educação, que se tornou extremamente importante, pois está substituindo a primeira fase de muitos exames vestibulares, principalmente de universidades federais. Um dos propósitos da criação do Enem era testar o nível dos alunos que já se formaram do Ensino Médio ou que estão prestes a se formar.
O Enem foi criado com um simples objetivo: fornecer ao governo uma forma de classificar a qualidade dos colégios do Brasil. Acreditava-se que seria possível classificar o nível de cada colégio por meio do resultado dos alunos no Enem. Mas nos últimos anos, o Enem se tornou muito relevante, pois é hoje uma alternativa para a primeira fase para o Vestibular. Um dos motivos por que o Enem está substituindo o Vestibular é que é uma forma de democratizar o ensino: muitos alunos não têm os meios de pagar um Cursinho pré-vestibular ou de prestar vários exames vestibulares (pois é cobrado um valor por exame prestado). Se cada exame vestibular custa uma média de 70 a 90 reais, um aluno pode acabar tendo de pagar centenas de reais para tentar entrar na faculdade. Além disso, há o custo de um Cursinho pré-vestibular: dependendo da região e estado do Brasil e do prestígio do Curso, pode custar algumas centenas e até alguns milhares de reais por mês. Já a taxa do Enem é de 35 reais – e isso para quem não é isento de pagá-la.
Nos últimos anos, o Enem se tornou um exame mais longo e complexo. O exame testa conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Exatas, Matemática, Língua Estrangeira e Redação. É importante ressaltar que não há duas fases para o Enem. O exame é dividido em duas provas, mas há uma fase única.
Já a maioria dos vestibulares costuma seguir o exemplo da Fuvest: há a primeira fase e a segunda. Obviamente, apenas os alunos que passam da primeira fase podem prestar o exame de segunda fase, que costuma ser composto por questões dissertativas. Com exceção de alguns vestibulares como o da FGV, os exames testam todas as matérias ensinadas no colégio: Português (Gramática, Literatura, Interpretação de Textos e Redação), Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química e Língua Estrangeira. Muitos vestibulares dão a escolha de Inglês ou Espanhol (em raros casos, além dessas duas línguas, há a opção de Alemão ou Francês). A primeira fase costuma ser uma prova de múltipla escolha. Muitas faculdades substituíram a primeira fase de seu vestibular pelo Enem. Isso significa que os alunos que têm um bom desempenho no Enem já passam para a segunda fase do vestibular. À luz dessa realidade, é importantíssimo que os alunos se preparem para o Enem. Há Cursos para o Enem on-line. Essa é uma forma conveniente e econômica de se preparar para a prova. Se o aluno pretende prestar um vestibular que utiliza o Enem como a primeira fase, é fundamental que estude para o exame. É importante ressaltar que as questões testadas no Enem não são similares às de vestibulares. Portanto, é necessário que o aluno se prepare especificamente para o Enem. Um bom curso on-line para o Enem pode ajudá-lo a melhor seu desempenho na prova.
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/o-enem-versus-o-vestibular-uma-introducao-5942829.html
Perfil do Autor
Você está se preparando para o Vestibular e/ou o Enem? O 10emtudo oferece um preparo on-line para ambos. Há muito material didático direcionado para o Vestibular ou enem curso e milhares de questões on-line de do Enem e de vestibulares de todas as regiões do Brasil. Há também ferramentas on-line, como os Simulados e Provas de Vestibulares de Enem, para que o aluno possa fazer uma simulação de seu desempenho. Para saber mais, visite o portal: http://www.10emtudo.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário