Siga-nos

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

5 Dicas Essenciais para se Organizar.

Aprenda, através dessas dicas simples e essenciais, como ser ter um ambiente organizado na sua casa ou trabalho.
Imagem:Google

Autor: Paulo Fernandes

Você sabe aqueles dias que você está super atrasado e com pressa, e no momento que vai sair de casa procura pela sua chave, mas não a encontra.
Nesse momento começa uma busca louca pela chave. Você vasculha mesas, armários e gavetas. Tudo!
Porém, a sua casa está bagunçada. O que dificulta a sua caçada pela chave.
Felizmente, depois de dez minutos de desespero e nervosismo, você a encontra.
Se você tem problemas com falta de organização, já deve ter passado por uma situação como esta algumas vezes.
Neste exemplo foi uma chave, porém poderia ter sido outro objeto que esteja perdido na sua casa.
Mas não fique preocupado, a maioria de nós, seres humanos, lidamos com esses casos. A desorganização é algo muito normal.
Por isso, listo essas 5 dicas para se organizar.

- Jogue fora
Sim, nós acumulamos bastante tralha. E muito dos objetos que acumulamos no nosso ambiente podem ser eliminados.
Por isso, aconselho que jogue no lixo os objetos que não têm mais serventia.
Assim que você ter realizado a tarefa de eliminação, as dicas seguintes serão muito mais simples de serem aplicadas.

- Tudo em seu Lugar
Se eu fosse escolher apenas 1 dica como a mais relevante, a esta seria a dica.
Foque os seus esforços seguindo essa simples dica, pois te ajudará MUITO para ser uma pessoa mais organizada.
Escolha um local para acomodar cada um dos seus objetos. Ou seja, cada objeto deve ter um local distinto onde ficará guardado.
Se você encontrar algo que não esteja no lugar, designe um local para ele.
E todas as ocasiões em que utilizar algum objeto, coloque-o novamente no lugar.
Fazer isso é fácil, entretanto requer muita prática para se tornar um hábito.

- Estabeleça Rotinas
Geralmente, temos repulsa pela palavra rotina. Afinal, ela passa a ideia errada de que faremos as mesmas atividades todos os dias, transformando nossa vida sem nenhuma novidade ou emoção.
No entanto, as rotinas são bastante importantes para nos tornarmos mais organizados, e que possamos ganhar mais tempo livre para viver a vida que queremos.
Crie rotinas para tudo - desde cuidas das suas finanças até lavar roupa.
Segundo estudos, são necessárias 3 semanas para que uma rotina seja incorporada, e se torne um hábito.

- Use listas
A desorganização acaba também afetando a produtividade.
Para que você se torne mais produtivo e organizado, sugiro que use listas de afazeres para organizar as ações que deverão ser realizadas diariamente.

- Vai com Calma
Se a sua casa, trabalho ou vida está muito desorganizada, não tente modificar tudo de uma só vez. Escolha algo pequeno e organize.
A cada novo dia, organize uma parte o ambiente onde você está. Assim, você criará um sistema para sempre se manter organizado, e como eu escrevi anteriormente, caso este sistema de organização for sempre utilizado, ele irá se tornar um hábito.
Não se esqueça, comece pequeno e depois expanda a sua organização.

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gerencia-de-tempo-artigos/5-dicas-essenciais-para-se-organizar-6401377.html

Perfil do Autor
Se você se interessou pelo post, visite o meu website sobre Desenvolvimento Pessoal onde você encontrará textos sobre Administração do Tempo e Organização Pessoal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário