Siga-nos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A procura por aulas de corte e costura.

Cresce a cada dia a procura por aulas de corte e costura, com um pouco de paciência podemos encontrar excelentes opções, tanto presenciais quanto à distância.
Imagem: Google

Autor: Florisbela Rodrigues

Sempre fui apaixonada pela arte da costura, me lembro de pegar peças de roupas e ficar olhando e olhando e imaginando como alguém poderia ter feito aquela maravilha aqueles detalhes e já que não ouvia falar em aulas de corte e costura então onde eu poderia aprender a fazer aquilo. Mas como sempre fui muito curiosa, fui perguntando aqui e ali tentando entender porque tanta gente sabia a tal arte se não existia uma escola ou alguém que pudesse ensinar. Para todas que já sabiam quando eu questionava como tinham aprendido as respostas eram as mesmas, ah! Aprendi com minha tia, aprendi com minha avó ou até mesmo aprendi sozinha. Mas como sempre fui muito questionadora queria saber então como eu faria pra aprender já que eu não tinha o privilégio de ter uma tia ou uma avó que fosse costureira e muito menos um local que eu pudesse fazer minhas tão sonhadas aulas de corte e costura. Sozinha?
Continuando com minha procura, me deparei com um anuncio que prometia ensinar a cortar e costurar em uma semana, não acreditei muito, mas pensei: Será que finalmente vou ter a oportunidade de fazer minhas aulas de corte e costura? Bom... Só começando pra saber não é mesmo?Não foi surpresa nenhuma encontrar pelo menos uma 100 mulheres por lá, isso eu já esperava porque são muitas as mulheres que tem vontade de aprender a costurar, mas não ver nenhuma máquina de costura já não me agradou muito, afinal tínhamos ido La pra aprender a costurar. Mas já que estava La e tinha comprado todo o material pedido, pois que seja.
Todas ansiosas- acredito que eu era a mais- e começam as explicações ou seriam enganações? Tira medida daqui e dali e corta papel pra La e pra Ca, mas quem tava querendo colar papel? Queríamos era costurar, afinal tínhamos ido fazer aulas de corte e costura e não corte e colagem de papel. Mas já que estava lá e tinha pago pensei: Vou até o final pra ver no que vai dar, costura eu já sabia que não ia rolar mesmo. Passados os dias daquela enrolação toda veio o que eu já temia a venda do material. Querem saber se comprei? Claro, mesmo não gostando e esperando outra coisa quem sabe depois dando uma olhada melhor conseguiria aprender alguma coisa?
Bom, não desisti do que eu queria, continuei com minha procura e me lembrei que tinha tido uma vizinha que era excelente costureira e que talvez pudesse me ajudar.Consegui localizá-la, entrei em contato expliquei tudo que eu estava querendo e com muita dificuldade a convenci a me ajudar com algumas aulas de corte e costura.  Dia e hora marcado e La vou eu feliz da vida, será que finalmente iria aprender a costurar? Papel , fita métrica, caderninho de anotações, tecido é claro, tudo pronto.
Tudo pronto nada, havia me esquecido que a tal vizinha que resolveu me ajudar não sabia ler nem escrever, sempre costurou colocando uma peça de roupa sobre o tecido para cortar, e fazia isso muito bem, tinha muitas clientes. E agora? Confesso que até tentei, mas não deu muito certo, essa coisa de ter que usar uma peça de roupa para fazer outra não me agradou muito, eu queria mais, queria aprender a tirar as medidas, fazer o molde, cortar e costurar.
Mas isso não me fez desistir, continuei procurando e encontrei uma senhora que dava as tão sonhadas aulas de corte e costura. Matriculei-me, comprei material pedido e comecei. O método até que era fácil, mas muito longo, fiquei  louca pra começar a costurar logo ,mas a tal de D. Maria que era a professora não permitia, queria que traçasse o livro todo primeiro , montasse tudo no papel,(no papel de novo?) e só depois começar realmente a costurar, e isso ia levar meses e meses.
Quem disse que agüentei? Assim que tracei os primeiros modelos do livro que eram os principais, já arrisquei a cortar e costurar algumas peças, só que em casa, já que La no curso não podia , tinha que seguir a seqüência imposta pela professora. As peças que eu ia fazendo em casa e levava pra ela ir corrigindo, ela o fazia parecendo não gostar muito, mas eu não estava nem aí, queria era desenvolver minhas peças.     Continuei por mais algum tempo, mas confesso que não terminei de traçar o tal livro, pois não dispunha de muito tempo, apesar de ser bem nova na época e estudar eu já trabalhava e essas aulas eram bem no meio da tarde. Mas continuei me informando, comprando revistas que ensinam bastante como a manequim, por exemplo aliás continuo me informando até hoje, porque costurar é um eterno aprendizado.
Quase ia me esquecendo de contar sobre minha primeira máquina de costura. Meu irmão mais velho sempre foi meu grande incentivador, desde que comecei a procurar pelas aulas de corte e costura me apoiou o tempo todo e como incentivo me deu minha primeira máquina, uma Singer facilita que tenho até hoje, e olha que já tem um bom tempinho (rs).

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/moda-artigos/a-procura-por-aulas-de-corte-e-costura-4911323.html
Perfil do Autor
http://www.corteecostura.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário