Siga-nos

domingo, 12 de janeiro de 2014

Bullying: Como identificar e evitar.

O bullying é um problema recorrente entre crianças e adolescentes e deve ser controlado desde cedo.

Imagem:Google

Autor: Bruno Souza

O termo bullying se popularizou bastante no Brasil nos últimos anos. Esse termo se refere a agressões, físicas ou psicológicas, que ocorrem sem motivo aparente e se forma repetida, geralmente com um alvo que não pode se defender.
É um tipo de agressão muito comum entre crianças e adolescentes. No caso das crianças, a agressão pode ser feita de forma "inocente", ao criar apelidos maldosos ou ofender um colega de classe. O bullying entre crianças não costuma durar muito tempo, pois as crianças costumam respeitar mais os adultos e ao sofrer repreensão deixam de lado a agressão.
No caso dos adolescentes, o problema pode ser mais grave, pois já existe a noção de que a agressão prejudica a outra pessoa. Mesmo em idades adultas, o bullying pode ocorrer em ambientes de trabalho ou sociais.
A pessoa que comete o bullying pode fazer a agressão diretamente, ao falar mal, humilhar ou agredir seu alvo pessoalmente, ou de forma indireta, ao criar apelidos, boatos e comentários cujo objetivo é denegrir a imagem de outra pessoa. Tentar isolar socialmente seu alvo também é algo comum e uma das piores formas de bullying.
As conseqüências do bullying podem ser graves. A mais óbvia é a conseqüência física. Existem casos de agressões repetidas que levam pessoas ao hospital. Além disso, o bullying pode gerar graves seqüelas psicológicas. Traumas, dificuldade de se relacionar, isolamento e fobia social podem ser conseqüências de uma infância dura.
Os educadores de uma criança, como pais e professores, tem um papel vital no bullying. Ao tomar conhecimento que o filho está mal tratando outras pessoas, é importante que se ensine a importância de tratar colegas com respeito.

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/bullying-como-identificar-e-evitar-6846894.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário