Siga-nos

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Planejamento financeiro doméstico e familiar - Como controlar os filhos

Toda família tem um sonho. O sonho da minha família sempre foi fazer uma grande viagem de férias, um cruzeiro fantástico. À primeira vista, esse sonho parecia distante, caro demais. Mas fazendo as contas, percebemos que era possível chegar lá.

Imagem: Planilha de Gastos
Autor: Rick Braga

Para tanto era necessário que cada um fizesse a sua parte. Porque a família deve funcionar como uma equipe. Porque a família deve funcionar como uma equipe e para a família funcionar como uma equipe é muito importante ter um objetivo em comum e trabalhar junto para realizá-lo. Agente escolheu o roteiro, a data da viagem e o principal: começamos a cortar algumas despesas pra juntar o dinheiro.

Só que a gente não pode esquecer que cada um também tem seus próprios sonhos e preferências, inclusive os filhos. E que, às vezes, é difícil para eles entenderem que abrir mão de um presente hoje pode significar algo melhor no futuro. Como é na sua casa?  Lembre-se de que o jeito com que você lida com dinheiro pode servir de modelo para seus filhos. Dê um bom exemplo. Converse em casa sobre dinheiro, seu uso e significado.

Foi por isso que lá em casa decidimos aproveitar o final de semana com atividades em que a gente não gaste tanto dinheiro, como andar de bicicleta, passear em parques, ler, brincar e desenhar juntos. E se você tem filhos maiores, sabe como é importante que eles aprendam o valor do dinheiro. Uma boa forma de ensinar pode ser oferecendo uma mesada. Eles vão se planejar para conquistar o que eles tanto querem. Mas não são apenas os filhos que têm suas vontades. Tenho um namorada, por exemplo, é apaixonada por filmes e acaba comprando quase toda semana. E ainda vem implicar quando eu compro os meus ternos. Se você parar para pensar, sempre acontece uma briguinha em casa por causa dessas diferenças.

É difícil convencê-la que os ternos são tão importantes pra mim quanto os filmes são para ela. A mesada do casal é uma boa forma de evitar brigas e não gastar muito. Juntos, marido e mulher decidem uma porcentagem, digamos de 10% a 15% da renda familiar, que deve ser dividida entre os dois e que vai ser usada por cada um como quiser, nas coisas que preferem, sem complicação. Além disso, descobrimos que o nosso banco possui um programa de pontos, o qual podemos trocar gastos no cartão de crédito por viagens, hotéis, estadias e até aluguel de veículos. No nosso caso o Banco Itaú com a programa Itaú sempre presente, porém existem outros bancos com programas diversos, verifique o seu, compare faça simulações e invista no planejamento da casa. Para tanto leia sobre o regulamento de resgate itau sempre presente.

Viu como é simples? Agora é só decidir no que cada um vai gastar e parar de se estressar. O mais importante, no final das contas, é a família encontrar uma forma de viver em equilíbrio financeiro. E trabalhar junto para realizar seus sonhos.
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/financas-pessoais-artigos/planejamento-financeiro-domestico-e-familiar-como-controlar-os-filhos-6893166.html
Perfil do Autor
Advogado online trabalhista do Consumidor formado pela PUC.
Comerciante importador especialista em Tecnologia da Informação

Nenhum comentário :

Postar um comentário