Siga-nos

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

As humanas podem agregar valor à sua formação profissional

As habilidades e bagagem cultural proporcionadas pelas ciências humanas podem ser o seu diferencial de carreira.


Imagem: masquebacana.wordpress.com
Autor: Newton Paulo Monteiro

             Muita gente pensa que uma graduação em ciências humanas não pode levar ao sucesso profissional no mundo corporativo. Mas o site de negócios Business Insider  traz uma matéria assinada pelo jornalista Max Nisen que desafia essa visão tão comum. Em seu artigo "11 Reasons to ignore the haters and major in The Humanities" (11 razões para se formar na área de humanas e ignorar  os críticos), o autor desfila uma série de razões pelas quais a opção pelas humanas pode ser um grande diferencial de carreira, agregando valor para o mercado.
              Nissen enfatiza o desenvolvimento de certas habilidades nas faculdades de ciências humanas que não podem ser obtidas nos bancos de cursos mais voltados para o mundo empresarial e nas engenharias. Entre essas habilidades, estão a capacidade mais aguçada de reflexão, a competência de escrita, uma compreensão mais profunda sobre o ser humano - resultando em maior facilidade para construir interações produtivas - e até mesmo as tendências futuras do mercado que deverão, nos próximos anos, privilegiar sujeitos capazes de lidar com questões humanas.    O autor explica que estas habilidades não podem ser reproduzidas por máquinas e computadores e nem podem ser terceirizadas. Além disso, investir nelas significa optar por uma formação mais resistente ao passar do tempo e menos vulnerável às oscilações e mudanças do mercado. São as habilidades mais necessárias para as economias baseadas em serviços, que já ocupam uma parcela considerável das atividades produtivas de países desenvolvidos e se expandem rapidamente nos países em desenvolvimento como o Brasil. 
                Em minha experiência como coordenador de um curso de Letras, tenho observado que muitas pessoas procuram o curso após concluírem outras formações acadêmicas. Na instituição onde trabalho, temos alunos que estudaram administração, direito e fisioterapia e até um professor formado em informática e Letras e com mestrado em literatura. Tenho também colegas  em outras instituições formados em direito e jornalismo. Para muitos, trata-se de fazer o curso dos sonhos, mas em alguns casos é justamente a área de Letras que virou carreira.
              Quer a formação diversificada seja na área das humanas, quer seja uma formação mista, o que esses profissionais acabam descobrindo é que, além das habildades, o curso de Letras agrega bagagem cultural em razão do conhecimento e reflexão teórica em tópicos de linguagem, literatura e educação. Algo similar pode ser dito sobre aqueles que buscam formação em outras áreas das humanidades.

Link para o site Business Insider
Link para o artigo citado 11 Reasons To Ignore The Haters And Major In The Humanities
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/as-humanas-podem-agregar-valor-a-sua-formacao-profissional-6899550.html
Perfil do Autor
Sempre em busca do conhecimento e de oportunidades para aprender e compartilhar o saber - é isto que me traz realização pessoal e profissional. Foi, portanto, uma consequência natural enveredar pela educação e a pesquisa. Após me graduar em Letras, obtive o título de Mestrado em Letras e Linguística, construindo em seguida uma carreira da Educação Superior. Hoje atuo como professor e coordenador do Curso de Letras da Faculdade Alfredo Nasser (GO) e persigo insistentemente o saber nos campos da Linguística, Ciências Sociais, Psicologia, Teoria do Conhecimento e da Ciência, Expertise e Marketing Digital. São esses meus núcleos de interesse e para não perdê-los procuro compartilhá-los com outros. Foi esta a motivação para lançar em 2009 o blog
www.temasetomos.blogspot.com
br.linkedin.com/in/newtonmonteiro/

Nenhum comentário :

Postar um comentário